Financiamento de imóvel vale mesmo a pena?
23/05/2022 - financiamento
Apesar do financiamento ser, de fato, uma alternativa que muitos utilizam para conseguir conquistar suas primeiras casas, será que vale mesmo a pena?
Quer dizer, é claro que o sonho de comprar a casa própria é algo precioso para muitos, porém, o quanto vale investir anos pagando o financiamento da residência?
Quer descobrir se o financiamento de imóvel vale a pena ou se pode ser um mau negócio para você? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
Financiamento vale a pena?
Financiamento é uma solução que o mercado encontrou para facilitar o sonho de muitas pessoas: adquirir um bem de alto valor.
Ele não se limita apenas a imóveis. É possível pedir esse tipo de crédito para atender a diversos objetivos. Não é incomum que pessoas comprem carros e motos por intermédio de um financiamento, por exemplo.
Mas, será que vale mesmo a pena?
Afinal, apesar de facilitar a aquisição de um bem de alto valor, ele possui sérias desvantagens para quem contrata o crédito.
Por isso, para entender se ele será ou não positivo para o seu caso, é preciso entender suas vantagens e desvantagens.
Vantagens do financiamento
Vantagem n° 1 – Simplicidade
Conseguir um financiamento é bem simples. Basta reunir toda a papelada que o banco ou a credora solicita, fazer o pedido e aguardar a aprovação para pegar as chaves de sua nova casa.
Entretanto, é importante ressaltar que você deve pesquisar muito antes de realizar o financiamento a fim de identificar quais benefícios cada credor pode oferecer.
Vantagem n°2 – Rápida aprovação
O financiamento tem alta taxa de aprovação, o que possibilita que você adquira aquele imóvel que tanto deseja e que não pode esperar por processos mais lentos ou por anos até que junte todo o valor necessário.
É claro que, quanto mais rápido você juntar a papelada necessária, mais ágil será a aprovação do financiamento.
Vantagem n°3 – Pagamento em longo prazo
O financiamento vai lhe permitir fazer parcelamentos que caiba em seu bolso, visto que o pagamento em longo prazo é a principal forma de pagamento desta modalidade.
Porém, esse ponto pode ser considerado também um fator negativo. Afinal, enquanto que o parcelamento permite valores mais acessíveis, ele também acaba prendendo você em uma dívida muito longa.
Desvantagens do financiamento
Na desvantagem, apenas uma vale destacar tanto quanto o pagamento em longo prazo: os juros.
A taxação acaba tornando, muitas vezes, o financiamento em algo muito mais prejudicial do que benéfico.
Afinal, pelo menos 2 anos de pagamento do crédito serão dedicados a apenas quitar juros, dependendo do preço do imóvel que você financiou.
Por isso, é extremamente importante pesquisar os preços e juros das credoras antes de fechar contrato. Assim, você garante o pagamento de um valor que acha mais justo.
O que os especialistas dizem
O coordenador do curso de negócios imobiliários da FGV, Alberto Ajzental, afirma que o cenário para financiamento imobiliário não está tão favorável quanto em 2020 e 2021.
Isso porque, ele ressalta que o preço dos imóveis também deve ser mais caro devido ao maior custo das incorporadoras para a construção tanto pela maior taxa de juros de empréstimos quanto pela inflação de diversas matérias-primas cotadas em dólar.
“Desde que a inflação e a Selic começaram a subir, vai ter um custo de construção mais alto por conta de financiamento do custo das commodities. O bem vai ficar mais caro para comprar e o financiamento vai ficar mais caro. 2022 e 2023 não vão ser o mesmo ambiente do que foi nos últimos anos, que teve um fator comportamental e juros nunca antes vistos”, afirma Alberto.
E mesmo que a inflação possa cair nos próximos meses, o efeito sobre a Selic é mais lento. Ajzental projeta que deve demorar pelo menos 6 meses para que a taxa básica dos juros possa chegar ao patamar de 1 dígito.
O economista da DATAZAP, Pedro Tenório, destaca que o cenário atual traz perspectivas menos favoráveis ao financiamento imobiliário.
“Do lado das ponderações e dos riscos, tem uma maior popularização política que não tem tanta certeza. O Banco Central americano está indicando que vai iniciar um ciclo de alta de juros mais forte e mais rápido que o esperado. Quando isso acontece, os bancos centrais tendem a acompanhar para manter equilibrado”, diz Pedro.
Ambas afirmações podem ser conferidas em um artigo publicado pelo Diário do Nordeste.
Financiamento deve compor uma de suas opções
Com tudo que viu no artigo, agora ficou claro o quão bom – e ruim – um financiamento de imóvel pode ser. É preciso pensar muito bem antes de solicitar esse crédito, pois a falta de planejamento pode colocar você em situações muito difíceis.
Porém, não vale a pena removê-lo das suas opções para conseguir comprar um imóvel. Com a estratégia certa, é possível financiar e conseguir quitar sua propriedade sem muitos problemas.
E se está procurando um imóvel para financiar ou adquirir de outra maneira, a 4ponto2 tem diversas oportunidades. Contate-nos hoje mesmo e veja como podemos ajudá-lo!