Corretor de imóveis: conheça a importância deste profissional
14/07/2022 - corretor de imóveis
Um corretor de imóveis se faz necessário em praticamente todas as transações imobiliárias. Mas qual sua importância e por que ele precisa participar deste processo?
Apesar de muitas pessoas não saberem, este profissional está presente por muitos outros motivos além de simplesmente apresentar a casa para os possíveis compradores ou locatários, sendo uma pessoal fundamental para que a transação ocorra de maneira adequada.
Curioso para saber por que ele é tão importante? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
Pela lei, o corretor de imóveis é o único profissional habilitado que pode fazer transações imobiliárias
Antes de falarmos mais a respeito da profissão e do profissional, é preciso esclarecer um ponto: perante a lei, o corretor de imóveis é o único profissional autorizado a intermediar qualquer tipo de transação imobiliária.
E isso vai muito além da questão de protecionismo da categoria.
A profissão tem como intuito proteger o proprietário do imóvel, mas também o comprador e locatário.
O corretor é o único com as habilidades necessárias para calcular uma possível valorização da propriedade, avaliar se o imóvel está dentro de uma faixa razoável de preço, entender todos os trâmites de uma transação imobiliária, saber informar quais os riscos destas transações, entre outras.
Assim, segundo a legislação, este profissional é o mais capacitado para evitar fraudes, golpes e preços injustos no mercado imobiliário.
O que um corretor de imóveis faz?
Apesar de esta ser uma profissão relativamente popular e de ter havido um aumento de profissionais na categoria nos últimos anos, poucas pessoas sabem, de fato, o que um corretor de imóveis faz.
Por isso, listamos aqui as suas principais atividades.
Divulgação
Uma das principais atribuições do corretor é a divulgação dos imóveis com os quais ele está trabalhando.
Ou seja, o corretor é responsável por divulgar e levar ao público quais casas, apartamentos, salas, galpões e outros tipos de espaço que ele possui em sua cartela.
A maioria dos profissionais utiliza todos os recursos possíveis para tornar os imóveis de sua carteira conhecidos. Não é incomum ver um corretor utilizando, por exemplo, as redes sociais na atualidade. Porém, é claro, isso é feito em uma conta corporativa e com total consciência e autorização do proprietário.
Esse ato se dá pelo fato de que grande parte dos corretores não recebe um salário fixo. A maioria conquista sua renda através das comissões referentes às vendas ou aos aluguéis que são fechados entre proprietários e interessados.
Avaliação do valor do imóvel
Devido à sua experiência de mercado e através de uma formação técnica, o corretor está apto a avaliar os imóveis que visita, de maneira coerente, observando diversas características de cada empreendimento.
Assim, ele é capaz de estipular um valor adequado. Essa é uma etapa de extrema importância que garante a segurança, principalmente, do comprador, já que ele não acabará adquirindo um bem superfaturado.
Além disso, o vendedor também se beneficia, visto que um imóvel por um preço justo acaba sendo vendido mais rápido do que um que esteja muito acima do valor.
Avaliação do estado de conservação da propriedade
Além de avaliar o valor do bem, o corretor de imóveis também dispõe de conhecimento necessário para atestar se a propriedade se encontra em bom estado de conservação para compra e venda.
Ele irá realizar uma análise detalhada da estrutura, das instalações hidráulicas e elétricas, da pintura, do piso, das portas etc.
Assim, o profissional identifica possíveis defeitos e problemas que devem ser resolvidos antes de a negociação ser realizada, beneficiando principalmente o comprador, que receberá uma propriedade em estado adequado.
Redução da exposição
Devido à sua presença, o corretor de imóveis evita atentados e golpes. Diversos vendedores poderiam ser intimidados e terem suas propriedades roubadas caso não existisse o corretor.
Evitar a exposição também impede que o cliente passe por situações de estresse extremo, que podem acontecer durante qualquer tipo de transação.
Por se tratar de uma aquisição de grande valor, é natural que ela tenha diversos passos e envolva certa burocracia, algo que é de responsabilidade do corretor. Ou seja, ele toma quase todas as responsabilidades do proprietário para si, fazendo com que o cliente esteja presente apenas em situações realmente necessárias.
Sempre entre em contato com um corretor de imóveis antes de vender ou alugar!
Agora que você já conhece e entende a importância do corretor de imóveis, ficou claro por que é necessário sempre entrar em contato com um antes de comprar ou alugar qualquer propriedade.
Sempre busque um profissional confiável e capacitado, pois ele é o único que irá garantir que a transação aconteça de maneira correta.
Querendo alugar ou comprar um imóvel na Bahia? Entre em contato com a Imobiliária 4.2 e descubra como podemos ajudar você!